sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entenda o comportamento do seu cão.

Para muitas pessoas que têm cachorros de estimação, alimentá-los, fazer carinho e levá-los ao veterinário regularmente reúne todos os cuidados que um bom dono pode ter com seu cão. Poucos são aquele que, ao trazerem um companheiro para casa, buscam informações sobre como devem se comportar e agir para que o cão tenha também um comportamento saudável.
Para o médico veterinário Luiz Luccas, o primeiro grande passo nesta direção é entender que os cachorros são diferentes dos homens, ou seja, os donos precisam controlar sua tendência de humanizar os cães e de esperar deles respostas similares àquelas dadas por seres humanos em diversas situações. "Nem tudo que é lógico no comportamento humano, é no animal", afirma Luiz Luccas, que também é presidente da Comissão de Animais de Companhia (COMAC), vinculada ao Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN).
Não adianta também tentar educar seu cão usando métodos violentos, como esfregar o focinho do cachorro no xixi quando ele urina fora do lugar. "Na educação dos animais, tanto a recompensa quanto a punição tem de ser dadas quase que imediatamente ao comportamento que você quer estimular ou inibir. Por isso, ao esfregar a cabeça dele na urina, o animal não vai entender o porquê e essa prática pode acabar gerando um comportamento agressivo", explica Luiz.
Outro cuidado importante em relação aos comportamentos agressivos é repreendê-los da forma correta, como ressalta Alexandre Rossi, especialista em bem-estar animal e idealizador da empresa Cão Cidadão. "Eu estou andando na praça com o cachorro e ele quer pegar uma criança ou latir para ela, isso precisa ser inibido e a maioria das pessoas recompensa sem querer, por exemplo, passando a mão na cabeça do cão e dizendo carinhosamente 'calma, é amigo', ou então o pegando no colo", menciona Alexandre.
O especialista em bem-estar animal enumera que educar, demonstrar limites e recompensar os comportamentos bons são os três pilares para tratar os cachorros da melhor maneira possível tanto para eles quanto para a sociedade.

Cão não gosta de solidão

Agora, se seu cão anda tomando conta do sofá, rosnando para todos e não ouvindo ninguém, pode ser um indício de que ele sente que não existe uma figura de liderança na casa. "Cachorros precisam de líderes, quando percebem que não há autoridade na casa, eles impõem sua autoridade sobre os outros. A liderança se conquista com atitudes consistentes e recompensando o cão pelo comportamento esperado", ressalta Luiz.
O presidente da Comac também esclarece que reconhecer uma autoridade não tem conotação humilhante para o cão e que ele fica mais calmo com esta definição. A falta da liderança, ao contrário, dificilmente não vai gerar comportamentos antissociais por parte do cachorro.
Por outro lado, os cachorros são animais sociais, eles precisam de companhia e, muitas vezes, preferem fazer coisas erradas para poder chamar a atenção de seus donos em vez de ficarem sozinhos. Por isso, preste atenção caso seu cachorro esteja transgredindo vários comportamentos, pois pode ser um indício de que ele necessita de mais companhia.
Coceiras, problemas dermatológicos, comportamento apático, lesões de pele e automutilação também podem ser sintomas de que seu cão esteja com problemas psicológicos. E, se ele se machuca, faz muito barulho e destroi móveis principalmente quando você não está em casa, ele pode ter desenvolvido transtorno de ansiedade de separação. Esse distúrbio se caracteriza quando o cão tem comportamentos indesejáveis quando afastado fisicamente de suas figuras de apego. 

Ter fome é normal 

Cuidado, no entanto, ao classificar o ato de comer sapatos, o braço do sofá e o controle remoto como comportamentos ruins. É claro que nenhum dono gosta disso, mas o especialista Alexandre Rossi explica que isso é uma maneira que o cachorro encontra para interagir com seu dono quando ele não está em casa. "Vários estudos concluíram que o cão na ausência de seu dono vai procurar coisas que o representam, como um sapato ou um óculos, por exemplo", argumenta.
A dica para evitar chegar em casa e se deparar com seus objetos pessoais babados e roídos é ter o hábito de brincar com os brinquedos do cachorro frequentemente, assim ele vai reconhecer a sua presença e sentir seu cheiro neles.
A mesma lógica funciona quando o objetivo é afastar seu cão de seus objetos. Quando mais ele perceber sua avidez por uma determinada coisa e a atenção que você dispensa a ela, por exemplo, quando esconde o lixo ou recolhe as fezes do animal rapidamente e tenta afastá-lo delas, mais ele vai querer 'interagir' com elas, pois vai julgá-las importantes.
Alexandre Rossi também desmistifica a ideia de que o cachorro está passando fome porque sempre está com vontade de comer. "O cachorro num estado saudável vai ter apetite para as coisas palatáveis o tempo todo. Então o fato de você estar comendo alguma coisa e ele estar olhando para a sua comida e querendo comer é considerado um estado normal, um cão saudável deveria sempre se comportar desta maneira", afirma Alexandre.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário