sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cão de rua é anfitrião de pré-Carnaval em Campinas

Bloco carnavalesco do cão Bob foi criado em homenagem a um vira-latas. Animal foi adotado por taxistas e moradores do bairro Cambuí.


Cão Bob, anfitrião de bloco carnavalesco de Campinas (Foto: Tiago Gonçalves/ G1 Campinas) 
Cão Bob, anfitrião de bloco carnavalesco de
Campinas  (Foto: Tiago Gonçalves/ G1 Campinas)
 
Uma controvérsia sobre o destino de um cão de rua acabou se transformando em pretexto para colocar nas ruas um dos mais curiosos blocos carnavalescos de Campinas, interior de São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo o Bloco do Bob, reúne foliões comprometidos com a melhoria das condições de vida dos animais.

O anfitrião da festa ficou conhecido nacionalmente em fevereiro de 2009, quando a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas aplicou um auto de infração contra os taxistas de uma praça da cidade por manterem o cachorro solto no local “causando risco de agressão aos frequentadores do local”, segundo denúncias.

No mesmo documento, a secretaria dava 72 horas para que o cachorro fosse tirado da praça. Mas, no dia em que o prazo expirou, a secretaria informou que não ia mais retirá-lo porque a a ONG União Protetora dos Animais (UPA) havia entrado na prefeitura com um pedido de adoção em nome dos taxistas.

Quando as autoridades entraram com o auto de infração os taxistas se mobilizaram e conseguiram a atenção da imprensa e dos moradores, que fizeram diversos tipos de doações para garantir a sobrevivência dos animais.

O terceiro desfile oficial do "Cãonaval" será realizado domingo (12), a partir das 14h. Após concentração (Largo Santa Cruz, no Cambuí), embalada por banda de música, o cortejo "cãonavalesco" segue em folia rumo ao Centro de Convivência, no bairro Cambuí.

Para embalar os foliões será entoada a marchinha da edição 2012 do bloco. Trata-se de 'Pirata Vira-Lata'. "Ainda iremos gravar um vídeoclipe com a marchinha deste ano e a primeira, batizada de 'Marcha do Bob'. A gravação vai depois para o Youtube", lembra César Rocha, folião e vice-presidente da UPA. A alegoria do Cãonaval, faz questão de frisar Rocha, serve para despertar na população o respeito ao animal. Principalmente, "pelos cães comunitários que moram em praças e comunidades, como é o caso do Bob. Animais têm vez e direitos...".

Os participantes poderão comprar o abadá do "Cãonaval" por R$ 20. Toda a renda adquirida será revertida às obras da União Protetora dos Animais (UPA), entidade responsável pela promoção do evento.

Em 2011, o bloco arrastou aproximadamente 700 pessoas. "Este ano esperamos mil e duzentos", avalia Rocha.

Informações: (19) 9168-2034
leia mais em http://migre.me/7SjFb

Nenhum comentário:

Postar um comentário